A importância do Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo está no ar desde 2014 e foi criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM para chamar a atenção para a prevenção ao suicídio. 

O dia 10 de setembro foi oficializado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas a campanha fica no ar durante todo o mês para intensificar a conscientização. Você sabe a importância dessa campanha?

OS NÚMEROS DE SUICÍDIO NO BRASIL

No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios todo ano, no mundo são mais de 1 milhão. É uma pandemia que não para de crescer e, diferente de outras, tem uma repercussão muito menor do que deveria.

É uma triste realidade que atinge famílias independente da localização, cor, crença e classe social. A cada ano, registram-se cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde afirma que cerca de 96,8% dos casos são relacionados a transtornos mentais. A depressão está em primeiro lugar na escala, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Além dos fatores que causam crises profundas de situações estressantes, como desemprego, crise financeira e perda de entes queridos. Bem como término de namoro, abusos sexuais e doenças crônicas.

Já falamos por aqui sobre a importância de manter a mente saudável. Não guarde os seus problemas só para você. Se estiver se sentindo desanimado, procure pessoas conhecidas ou uma ajuda profissional que possam te ajudar.

A IMPORTÂNCIA DO SETEMBRO AMARELO

Foi com essa preocupação que o Setembro Amarelo foi criado, pois tem o objetivo de prevenir e reduzir estes números preocupantes de suicídio.

Apesar do dia 10 de setembro ser escolhido como o dia oficial da campanha mundial, o Setembro Amarelo é lembrado durante todo o mês. Uma campanha que cresceu e conquistou o Brasil graças a espaços inéditos na imprensa e outras parcerias.

É importante reconhecer os fatores de risco e que podem agravar os casos, como a depressão e a bipolaridade. Lembre-se que você não está sozinho. Procure um de nossos psiquiatras e agende uma visita.

PROCURE POR AJUDA

 

O assunto “suicídio” é, por muitas vezes, um tabu na sociedade e poucas pessoas sabem ou conseguem conversar sobre esse assunto. E isso não pode acontecer. É preciso dar atenção necessária para que vidas sejam salvas.

Tirar a própria vida é uma decisão extrema que muitos escolhem para fugir dos problemas e pressões externas que afetam o interno. É de fundamental importância manter a mente saudável para detectar quando a possibilidade existir e agir a tempo.

Seja você, um parente ou algum amigo próximo que esteja passando por esse problema, não hesite! Procure uma ajuda especializada.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!